Banner created with MyBannerMaker.com

Obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O meu Tempero #3!

Granola caseira!

A Pipoca Arrumadinha, como já sabem, desafiou-me a cozinhar para ela todos os meses. Como qualquer outro desafio que envolva cozinhar, aceitei-o de bom grado. Faço-o com prazer. Já elaborei um bolo sem adição de gordura e um arroz de frango bem económico. Achei que hoje poderia fazer uma granola caseira para o pequeno almoço. Estas receitas estão na moda, e quase toda a gente já experimentou em casa várias combinações. Cá por casa também gostamos de sementes e bagas milagrosas, mas sem esquecer que o fundamental na nossa dieta, é o equilíbrio. Comer um pouco de tudo é o ideal. É substancial a diferença entre as granolas caseiras e as de compra, já para não falar que é uma ótima maneira de dar um destino aos frutos secos que sobraram da mesa de Natal. Ainda me custa ter de adicionar óleo a estas receitas, e por muito que digam que há óleos mais saudáveis, não deixa de ser óleo. Na minha perspetiva 1 colher de sopa de óleo é mais do que suficiente para ajudar a tornar a granola mais estaladiça, e podem substituir por um azeite virgem que não tenha muito sabor e assim tornar a granola um pouco mais saudável.


Ingredientes:
- 200g de flocos de aveia integral
- 150g de flocos de farelo de trigo integral
- 20g de sementes de linhaça castanha
- 20g de sementes de abóbora
- 20g de sementes de girassol
- 50g de amêndoas laminadas
- 1 colher de sopa de óleo de amendoim
- 6 colheres de sopa de mel
Para adicionar no final:
- 50g de alperces secos cortados às tiras
- 30g de uvas passas moscatel

Preparação:
Misturar todos os ingredientes secos, à exceção do óleo, do mel e dos frutos secos para adicionar no final. Levar o mel a aquecer no micro-ondas, alguns segundos, apenas o suficiente para tornar o mel mais líquido e fácil de envolver na granola. Juntar o óleo ao mel e verter no preparado anterior, misturando bem.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e por cima espalhar a granola. Levar ao forno pré-aquecido a 160º, cerca de 20/25 minutos, dependendo do vosso forno e da altura da camada que ficou a granola. Se utilizarem um tabuleiro pequeno, a meio da cozedura dar uma volta para que doure de todos os lados. Deixar arrefecer por completo, adicionar os restantes frutos secos e colocar num frasco. Servir com leite ou iogurte. Bom pequeno almoço!


Post mensal escrito pela blogger Carla do blog «O meu Tempero» (http://omeutempero.blogspot.pt/) em parceria com este blog!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...